Enquadramento
O Projeto surgiu da necessidade de criar mecanismos e ações de prevenção para os maus-tratos aos idosos e capacitar as pessoas vítimas particularmente vulneráveis, no Concelho de V. N. Famalicão.
Tipologia do Projeto 3.16 – Apoio Financeiro e Técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos ->POISE 03 4436 FSE 001051
Descrição e Objetivos
Os objetivos centrais do projeto visam:
“Como identificar, como denunciar, como intervir, como fazer a sua parte!”
Pretende-se reforçar as formas de intervenção na área da Violência Doméstica sobre os públicos fragilizados e particularmente vulneráveis, nomeadamente as pessoas idosas no concelho local. E, dessa forma, elaborar junto da comunidade um diagnóstico que fundamente as decisões políticas a serem tomadas em matéria de Igualdade de Género, capaz de envolver parceiros que incluam a prevalência da violência nas pessoas particularmente vulneráveis.
Pretende-se sensibilizar, a comunidade em geral para a importância de denunciar situações de violência sobre os públicos fragilizados (como a pessoa idosa):
– Esclarecer os públicos fragilizados acerca do modo como poderão pedir o apoio e aconselhamento.
– Desconstruir, junto da população adulta, preconceitos e estereótipos e promover estratégias de intervenção que resultem na diminuição de discriminação com base no género, idade, entre outros, combatendo a infantilização e o paternalismo.
– Prevenir e sensibilizar para a violência sobre os idosos, através de campanhas de sensibilização de modo a informar a população em geral sobre os procedimentos a ter para a denúncia de uma situação externa ou da sua própria condição de vítima.
– Divulgar junto das pessoas idosas, informação sobre os seus deveres e direitos.
– Dinamizar e desenvolver atividades de promoção de bem-estar para as vítimas particularmente vulneráveis
Criar redes e parcerias com entidades de modo a especializá-lo em matéria de Vítimas Particularmente vulneráveis:
– Concertar estratégias e monitorizações através de ações de sensibilização e aconselhamento realizado pelas forças de segurança, dirigidas às pessoas idosas enquanto potenciais vítimas de crime, nomeadamente no que se refere a burlas e outros tipos de crime, com particular atenção à vulnerabilidade das mulheres, designadamente, as residentes em meio rural.
Realizar ações de sensibilização sobre Violência Doméstica e Violência de Género junto da população idosa, em parceria com a GNR local.
Reforçar, ainda, a articulação entre os Centros de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e as Forças de Segurança, apelando à proatividade de mecanismos diversos de segurança às vítimas.
Prevenir, sensibilizar e dar (in)formação a outras organizações não-governamentais, em matéria de violência doméstica e de género, em especial sobre as pessoas idosas;
Informar e sensibilizar agentes económicos e sociais sobre as boas práticas profissionais no atendimento, encaminhamento e apoio às vítimas de violência particularmente vulneráveis;
Disseminar e transferir boas práticas para a comunidade em geral e científica em particular.
Tornar a PSI-ON numa entidade tecnicamente especializada no apoio a Vítimas particularmente vulneráveis.
Atividades desenvolvidas no âmbito do projeto